ONDA AGÍL

ASSEMBLEIA : Hermínio Coelho sugere Comissão Especial para apurar denúncias contra Mineradora Santa Elina

Data:

O deputado Hermínio Coelho (PDT) encaminhou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, requerimento solicitando a criação e a instalação de uma Comissão Temporária Especial, com a finalidade de apurar denúncia de ilegalidade e irregularidade no funcionamento da Mineradora Santa Elina Indústria e Comercio S/A, no município de Nova Brasilândia.

 

De acordo com o parlamentar, chegaram até ele informações referentes a ilicitudes cometidas no funcionamento da mineradora. Segundo Hermínio, entre as possíveis irregularidades são apontados crimes ambientais, sonegação de impostos e ausência das devidas licenças de funcionamento.

 

O deputado esteve no local e disse ter verificado um “esquema de segurança inexplicável, sinistro e intransponível”, citou o parlamentar.

 

Hermínio Coelho afirmou que existe um sigilo absoluto em todas as ações da empresa, onde não se consegue nenhum tipo de informação com relação aos produtos extraídos, as condições ambientais e profissionais.

 

“Não conseguimos informações com relação às licenças de funcionamento, tão pouco da quantidade de minérios que são levados para fora do Estado e o quanto de imposto são recebidos”, enfatizou Hermínio Coelho.

 

Segundo o deputado, há mais de 10 anos a empresa realiza serviços de pesquisa mineral, com laboratório no local. Em entrevista concedida a um veículo de comunicação local, um dos gerentes da mineradora confirmou o potencial mineral existente, a grandeza do projeto e o interesse de extrair os minérios ali encontrados.

 

Para Hermínio, considerando o investimento, o tamanho da área ocupada, as escavações que já foram e estão sendo feitas no local e a quantidade de veículos que transportam o minério para Minas Gerais, leva-se a acreditar na necessidade de uma investigação severa.

 

A Comissão Temporária Especial terá o papel de verificar possíveis crimes ambientais, sonegação de impostos, existência das licenças necessárias e obrigatórias, fiscalizações, riscos de catástrofes, cumprimento dos itens da segurança do trabalho, quanto está sendo transportado para outros estados, entre outras informações pertinentes. A  ideia é investigar e apurar indícios de crimes que, possivelmente, estejam sendo cometidos pela mineradora citada, para que seja formalizada a abertura de procedimento adequado”, concluiu Hermínio Coelho. ALE

Compartilhe:

Popular

Você pode gostar também!
Related

Deputado Cássio Gois solicita nova ponte na Estrada da Figueira, que liga Cacoal e Espigão D’Oeste

  No esforço contínuo para promover o progresso com a...

Vulgo ” Cerejeiras” é executado a tiros em Ji-Paraná

Na noite desta sexta-feira,(18), a Polícia Militar registrou mais...

Veja vídeo! Homem colide caminhonete em árvore e morre ao dar entrada no Hospital

Logo nos primeiros minutos do início desta sexta-feira,(17), a...
Feito com muito 💜 por go7.com.br