Polícia

21/11/2018 21:22

Ex-presidente da Câmara de Vereadores e mais nove são presos pela Polícia Federal.

Nilton Cezar, o ex-presidente da Câmara de Vereadores de ji-Paraná, foi preso pela Polícia Federal (PF) durante a Operação Pedágio, na manhã desta quarta-feira (21), em Ji-Paraná. Outros suspeitos, como empresários e o ex-secretário da prefeitura, Jair Marinho também foram presos.

De acordo com a PF, todas as 10 de prisões preventivas e 14 busca e apreensão foram cumpridos nesta manhã, durante a operação. Também foi apreendido 16 veículos, 10 mil reais em espécie. Durante as buscas foi encontrado porção de maconha, que gerou a lavratura de um Termo Circunstanciado (TC) por uso de entorpecente.

Os polícia realizaram buscas em quatro empresas, na residência dos alvos, Secretaria Municipal de Administração (Semad) e CPL.

As investigações realizadas pela Delegacia de Polícia Federal de Ji-Paraná, que contou com apoio do TCU/RO, inciaram há mais de dois anos, período em que foram coletadas inúmeras evidências de prática dos mais variados crimes, no âmbito da alta cúpula da Administração Pública de Ji-Paraná.

Conforme demonstrado na investigação, empresários eram pressionados a pagar propina para que pudessem vencer licitações e receber os devidos pagamentos dos contratos com a Prefeitura. A exigência de tal pagamento a integrantes da Organização Criminosa, para que pudesse prosseguir com a execução do contrato, era chamada de “Pedágio”, sendo o termo adotado para designar a Operação.

Tal prática é lesiva às empresas, as quais ficam submetidas ao pagamento de propina, além de frustrar o caráter competitivo das licitações, gerando danos aos erários da Prefeitura de Ji-Paraná (RO) e da União.

Os envolvidos no esquema responderão pelos crimes de corrupção ativa e passiva, concussão, peculato, lavagem de dinheiro, fraude a procedimentos licitatórios, falsidade ideológica, organização criminosa entre outros.

Confira os envolvidos que foram presos:

  1. Anibal S. S. – Empresário – W. G. S. CONSTRUÇÕES LTDA
  2. Jair E. M. – Ex-secretário Municipal de Administração
  3. Antônio J. F. – Empresário FUHRMANN & CIA LTDA
  4. Jackson J. S. – Presidente da CPL
  5. Nilton Cezar R. – Secretário regional de Governo, ex-vereador
  6. Valentim C. – empresário CRV Construtora
  7. Renato C.– empresário CRV Construtora
  8. Valmir X. S. – ex-vereador
  9. Nilton L. M. S. – Secretário Municipal de Administração

10 – Adão C. – empresa SANTOS & CARVALHO LTDA-ME


Logo 400x340Img 20181110 wa0036OndaImg 20181118 wa0053Img 20180328 wa0042

Todos os direitos reservados, site plantaocentral.com.br/agosto/2015

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo